O CRIADOR DO MÉTODO McKENZIE


1990: Joy e Robin Mckenzie por ocasião da cerimônia de condecoração como Officer of the Most Excellent Order of the British Empire (O.B.E.)

Robin McKenzie nasceu em Auckland, Nova Zelândia, em 1931. Ele graduou em Fisioterapia em 1952 e se especializou no tratamento dos distúrbios da coluna vertebral. Por volta de 1956, começou a desenvolver uma nova teoria que o levou à criação de um método exclusivo de avaliação e tratamento dos distúrbios mecânicos da coluna vertebral, conhecido no mundo inteiro como Método McKenzie® de Diagnóstico e Terapia Mecânica® (em inglês,Mechanical Diagnosis and Therapy® – MDT).

A contribuição de McKenzie para a compreensão e o tratamento dos problemas da coluna é reconhecida mundialmente. Ele recebeu inúmeros prêmios da comunidade médica e científica de vários países:


2000: Companion of the New Zealand Order of Merit
1982 – Membro Honorário Vitalício da American Physical Therapy Association
1983 – Membro da International Society for the Study of the Lumbar Spine
1984 – Membro da American Back Society
1985 – Membro Honorário da New Zealand Society of Physiotherapists
1987 – Membro Honorário Vitalício da New Zealand Manipulative Therapists Association
1990 – Membro Honorário da Chartered Society of Physiotherapists do Reino Unido
1993 – Doutor Honoris Causa da Academy of Medical Sciences da Rússia
1998 – Membro Honorário Vitalício da New Zealand College of Physiotherapy.

Além disso, foi condecorado pela Rainha Elizabeth II da Inglaterra em 1990 tornando-se Officer of the Most Excellent Order of the British Empire (O.B.E.) e em 2000 como Companion of the New Zealand Order of Merit, ambas as honrarias em reconhecimento a seus serviços prestados à Fisioterapia.

Robin McKenzie é autor de vários livros e contribui regularmente para as mais diversas revistas e publicações científicas de todo o mundo. Suas publicações mais conhecidas são: Treat Your Own Back(já traduzido para o português: Trate Você Mesmo a sua Coluna), Treat Your Own Neck, The Lumbar Spine: Mechanical Diagnosis and Therapy, The Cervical and Thoracic Spine: Mechanical Diagnosis and Therapy e The Human Extremities: Mechanical Diagnosis and Therapy.

Atualmente aposentado da clínica particular, McKenzie atua como consultor internacional para organizações envolvidas na pesquisa e tratamento de distúrbios mecânicos da coluna vertebral e articulações periféricas.

ALGUMAS DAS MAIORES DESCOBERTAS DO MUNDO SÃO ACIDENTAIS

“Por volta de 1956, na minha clínica em Wellington, Nova Zelândia, eu observei por acaso um fato marcante que mudou em todo o mundo a natureza do tratamento administrado para o alívio da dor nas costas. Esse evento revelador levou ao desenvolvimento das teorias e da prática que hoje se tornaram a marca registrada do Método McKenzie® para o diagnóstico e tratamento dos problemas comuns de dor nas costas.

A observação casual surgiu de uma mudança repentina no estado de um paciente, a que chamaremos Sr. Smith. O Sr. Smith tinha dor do lado direito da sua coluna lombar, estendendo para a nádega e coxa até a altura do joelho. Ele estava fazendo um tratamento convencional considerado adequado para dor nas costas naquela época. Após três semanas de aplicação de calor e ultrasom, o seu estado não tinha melhorado. Ele tinha dificuldade de ficar em pé ereto, podia dobrar para frente mas não podia dobrar para trás. Eu pedi que ele tirasse a roupa e deitasse de bruços na mesa de tratamento, cuja cabeceira tinha sido elevada para um paciente anterior. Sem que a mesa fosse ajustada, e sem ser notado por qualquer auxiliar da clínica, ele deitou de bruços com as suas costas arqueadas e estiradas por cerca de cinco minutos. Quando eu voltei para iniciar o seu tratamento, fiquei extremamente preocupado por encontrá-lo deitado numa posição que, naquela época, era considerada a mais prejudicial possível. Perguntando sobre o seu estado, fiquei espantado ao ouvi-lo dizer que naquele momento ele estava se sentindo melhor do que vinha se sentindo nas últimas três semanas. Toda a dor tinha desaparecido da sua perna. Além disso, a dor nas costas tinha se movido do lado direito para o centro. Ele percebeu também que já podia dobrar para trás sem ter dor forte.

Quando o Sr. Smith levantou da mesa de tratamento, ele podia ficar em pé ereto e permaneceu melhor sem nenhuma reincidência da dor na perna. Eu o coloquei na mesma posição no dia seguinte e isto resultou na completa resolução dos sintomas remanescentes.

O ponto importante para lembrar sobre tudo isso é que, quando o Sr. Smith deitou nessa posição, sua dor mudou de lugar e se movimentou da perna e do lado direito da suas costas para o ponto central bem na linha da cintura. O movimento da dor da perna ou da nádega para o meio das costas é atualmente conhecido em todo mundo como o “fenômeno da centralização”.

Hoje sabemos que, quando a dor se movimenta, como aconteceu no caso do Sr. Smith, nossas chances de ajudar você com os métodos descritos neste livro são na verdade muito boas.

Graças à observação casual com o Sr. Smith, o sistema McKenzie é hoje oferecido em todo o mundo por milhares de fisioterapeutas, médicos e quiropráticos que tratam pacientes com dor na coluna.”

Extraído de Trate Você Mesmo a sua Coluna, de Robin McKenzie. Spinal Publications, NZ, 1998

Fonte:

http://www.mckenzie.org.br/

Robin McKenzie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *